1ª Unidade – TEMA: O que é ser herói?
Prática de
leitura e análise de textos
· Leitura e análise de textos diversificados
anúncio, notícia, entrevista, charge, gráficos, tira, reportagem, crônica,
poema, fábula, infográfico e quadrinho.
Sistematização
Linguística
- Revisão das classes gramaticais (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, interjeição e conjunção);
- Verbos regulares e irregulares
ü
O verbo e sua estrutura;
ü
Formas nominais e locuções verbais;
ü
Tempos do modo indicativo;
ü
Tempos do modo subjuntivo;
- Morfossintaxe: a seleção e a combinação de palavras
ü
Distinção entre grupos morfológicos e grupos
sintáticos;
ü
Frase, oração e período;
ü
Tipos de frase e sua correlação com as
finalidades e atuação do falante;
ü
Sujeito e predicado (identificação e
funcionalidade);
ü
Tipos de sujeito (simples, composto,
desinencial, indeterminado, oração sem sujeito);
ü
Formas de representar lexicalmente o sujeito da
oração e sua relação com as intenções pretendidas para o discurso;
- Normas da ortografia oficial (os aumentativos e os diminutivos dos substantivos, os aumentativos e os diminutivos dos adjetivos, plural dos substantivos e dos adjetivos compostos)
Prática de
produção de textos orais e escritos
- Notícia (títulos, legendas e lead)
- Entrevista
- Denotação e conotação
- Dramatização de uma crônica (a partir da ideia do cinema mudo)
- Exposição oral de pontos de vista
Literatura
Infanto-Juvenil
· BANDEIRA, Pedro. A droga do amor. 3ª edição. SP.: Moderna, 2009. (Série Os Karas)
· NICOLELIS, Giselda Laporta. O segredo da casa amarela. 49ª edição.
SP.: Atual, 2009. (Coleção: Entre linhas - Mistério)
Nenhum comentário:
Postar um comentário