Conteúdos da I unidade



1ª Unidade – TEMA: O que é ser herói?

            Prática de leitura e análise de textos
 · Leitura e análise de textos diversificados anúncio, notícia, entrevista, charge, gráficos, tira, reportagem, crônica, poema, fábula, infográfico e quadrinho.


Sistematização Linguística

  •   Revisão das classes gramaticais (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, interjeição e conjunção);
  • Verbos regulares e irregulares

ü  O verbo e sua estrutura;
ü  Formas nominais e locuções verbais;
ü  Tempos do modo indicativo;
ü  Tempos do modo subjuntivo;
  • Morfossintaxe: a seleção e a combinação de palavras

ü  Distinção entre grupos morfológicos e grupos sintáticos;
ü  Frase, oração e período;
ü  Tipos de frase e sua correlação com as finalidades e atuação do falante;
ü  Sujeito e predicado (identificação e funcionalidade);
ü  Tipos de sujeito (simples, composto, desinencial, indeterminado, oração sem sujeito);
ü  Formas de representar lexicalmente o sujeito da oração e sua relação com as intenções pretendidas para o discurso;
  • Normas da ortografia oficial (os aumentativos e os diminutivos dos substantivos, os aumentativos e os diminutivos dos adjetivos, plural dos substantivos e dos adjetivos compostos)


Prática de produção de textos orais e escritos

  •   Notícia (títulos, legendas e lead)
  • Entrevista
  • Denotação e conotação
  • Dramatização de uma crônica (a partir da ideia do cinema mudo)
  • Exposição oral de pontos de vista

Literatura Infanto-Juvenil

·       BANDEIRA, Pedro. A droga do amor. 3ª edição. SP.: Moderna, 2009. (Série Os Karas)

·       NICOLELIS, Giselda Laporta. O segredo da casa amarela. 49ª edição. SP.: Atual, 2009. (Coleção: Entre linhas - Mistério)

Nenhum comentário:

Postar um comentário